sábado, 24 de março de 2012

Você sabe o que é gratidão?


voce sabe o que e gratidão bem gratidão e semos felizez com o que nos temos tipo se eu tevese uma boneca e o meu amigo tivese um selular e eu quisece o selular dele mas tinha um problema o selular não era meu então eu tinha que ser grata mas como eu faria isto então eu pemsei pensei e pensei e ai eu tive uma ideia vocês queren que eu conte a minha ideia ta eu vou contar a minha ideia foi ser grata ai que eu vou mostra o que e gratidão bem gratidão e ser feliz com o que voce tem e não com o que o seu amigo tem bem voutando a historia bem ai eu fiquei feliz com o que eu tinha e fim então não foi que eu fiquei feliz com o que eu tinha na historia então voces entenderão o que e gratidão então tchau.
Ana Gabriela Lima
É filha de Sostenes Lima e Priscilla Lima, tem 5 anos e faz o 1º ano

Cometários de um pai encantado


Este é o primeiro artigo da Ana Gabriela. Ela o escreveu espontaneamente hoje pela manhã. Estávamos nós dois no escritório. Eu escrevia. Ela, então, ligou o computador e pediu para que eu abrisse o aplicativo de texto. Ela começou a escrever e, eventualmente, me perguntava como era grafia de alguma palavra. Fiquei tão orgulhoso do texto, que resolvi publicar aqui, com o consentimento dela, é claro. 

Devo fazer um pequeno esclarecimento para aqueles que acham que eu deveria ter revisado o texto e publicado apenas a versão revista. A mensagem e a articulação de ideias desenvolvidas no artigo são muito mais importantes que ortografia e pontuação. 

A Ana Gabriela terá muitas oportunidades para aprender ortografia e pontuação ao longo de sua vida escolar. Neste momento, o que importa é garantir a ela o gosto de escrever. Devo estimulá-la a escrever de tudo - de histórias a artigos de opinião. Ela deve se sentir segura para escrever o que quiser sem se sentir censurada. 

Sou linguista e trabalho com teorias de aquisição da língua escrita e letramento. Posso garantir, a partir de um amplo respaldo teórico e empírico, que a ênfase em questões gramaticais e ortográficas nessa fase da vida escolar só atrapalha o desenvolvimento da capacidade e do prazer de escrever.

Se você, leitor/a pai ou mãe, me permite um conselho, aí vai: diante das primeiras produções de seu filho, não superestime questões gramaticais ou ortográficas. Valorize o texto, a narrativa, o conteúdo. A aprendizagem da norma gramatical virá a seu tempo.

A seguir apresento o texto revisto. Inseri a pontuação para facilitar a compreensão do texto e para uma melhor visualização do encadeamento das orações e períodos.

Você sabe o que é gratidão? Bem, gratidão é sermos felizes com o que nós temos. Tipo: se eu tivesse uma boneca e o meu amigo tivesse um celular e eu quisesse o celular dele. Mas tinha um problema. O celular não era meu, então eu tinha que ser grata.
Mas como eu faria isto, então? Eu pensei, pensei e pensei e aí eu tive uma ideia. Vocês querem que eu conte a minha ideia? Tá, eu vou contar: a minha ideia foi ser grata. Aí que eu vou mostrar o que é gratidão. Bem, gratidão é ser feliz com o que você tem e não com o que o seu amigo tem.
Bem, voltando á história. Bem, aí eu fiquei feliz com o que eu tinha e fim. Então, não foi que eu fiquei feliz com o que eu tinha na história? Então, vocês entenderam o que é gratidão? Então, tchau!”.

25 comentários:

  1. Que coisa mais linda!Quando ela diz "o selular não era meu então eu tinha que ser grata" revela uma profundidade de pensamento impressionante(poxa ela só tem 5 aninhos e já sabe o que é gratidão).Não nascemos gratos, aprendemos a ser gratos. Boas árvores produzem bons frutos.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler o seu comentário com a Gabi. Obrigado (meu e da Gabi).

      Excluir
  2. Muito profundo o texto dela, a pequena já tem uma visão bem ética, ela está de parabéns, mas o papai e a mamãe também, pois só com uma boa educação de berço uma criança pode se mostrar tão desprendida de bens materiais.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, tem uma ideia principal muito profunda, que a maioria dos adultos deveriam seguir como exemplo, pois tem muitos marmanjos por aí que vivem desejando o que é do próximo.

    ResponderExcluir
  4. Samuel Melo Moreiradomingo, março 25, 2012

    Boa tarde amigo... Você sabe que eu sempre te vi como pessoa grata, e ver a Gabi escrever isso, é apenas o reflexo de vocês nela... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Gabi, o tio Silas tá muito orgulhoso de vc e grato a Deus por ter a oportunidade de aprender com você e suas idéias tão autênticas. Agora eu sei o que é gratidão, muito mais que antes.

    ResponderExcluir
  6. Débora Melo Ribeirodomingo, março 25, 2012

    Ah não, titia!!! Que delícia ler seu texto tão lindo!!! Eu conseguia até te ver aqui contando essa história... Realmente está de parabéns!! Me mata de orgulho essa menina... Beijos!! Amo vc!

    ResponderExcluir
  7. Em tudo dai graças...
    Parabéns a todos, parabéns Priscila!
    Vc fez muito bem em não corrigir, está completamente inteligível. Cinco anos? Meu Deus!! O que será desta menina? Não sou capaz de prever, mas sei que será feliz, afinal o que seria mais importante que isso?

    ResponderExcluir
  8. Em tudo dai graças...Que texto lindo, claro, totalmente inteligível. Parabéns Priscila e papai.

    ResponderExcluir
  9. Que gracinha titia... parabens linda assim vai longe.



    titia Carol.

    ResponderExcluir
  10. Sóstenes, entendo que gratidão também deve ser o sentimento de um pai (ou mãe) ao perceber que a filha (o filho) entende, reflete e pratica valores tão importantes nos dias de hoje. Devagarinho vamos semeando um futuro melhor e crendo que a juventude retomará seu caminho e reconhecerá, como a Gabi, que gratidão é um sentimento profundo que transcende a posse e alegra o coração. Seja grato, amigo, a Deus pela maravilhosa oportunidade de compartilhar momentos valiosos com uma filha tão inteligente!!!!
    Gabi, continue refletindo sobre a vida, os sentimentos e escrevendo para que outros possam compartilhar isso com você!
    Abraços,
    Barbra
    Professora, Linguista e (também) mãe orgulhosa

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,

    Hoje fiz um post simples no Blog. "Agradecer é tão bom ..."
    Sua filha é um encanto e o que você escreveu sobre crianças é lindo e verdadeiro. Sua filha está de parabéns.

    Um abraço no seu pinguinho de gente.

    ResponderExcluir
  12. Minha linda princesinha e netinha do coração!! vovô Nivaldo está tão orgulhoso de você!! te amo!! continue escrevendo, falando, brincando... fazendo o que você quiser! o fato de você, simplesmente existir, já é motivo suficiente para encher o nossa vida de gratidão! Ter você por perto e estar feliz em ter você por perto ... isso é gratidão, não é? beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns minha princesinha e netinha do coração!! Estou muito orgulhoso de você! continue escrevendo, falando, brincando e, fazendo o que você quiser! Ter você na nossa vida e estar feliz por ter você por perto - isso é gratidão, não é? Sou grato a Deus por ter você iluminando o nosso mundo!! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Gabi. É assim mesmo que a gente vai crescendo e ensinando os outros a crescer!!!Vc vai longe!!! E parabéns ao papi coruja!!! Hoje vc tb me ensinou muito!!!Deus abençoe vcs!!!

    ResponderExcluir
  15. Que lindo Sóstenes! Me emocionei devido a pureza e a simplicidade misturada em uma profundidade ética que muitos adultos precisariam compreender.Muito bom vc ter compartilhado esse belo texto de sua filha. Parabéns Ana Gabriela!

    ResponderExcluir
  16. obrigado a todos de ana gabriela ribeiro de lima.

    ResponderExcluir
  17. Ola Sostenes tudo bem? meu nome e Ricardo Felicio, e fiquei muito feliz em receber atravez de meu irmao "Roberly Felicio" um estudo que vc fez a respeito de JO.
    Eu confesso que achei simplesmente "FANTASTICO" o estudo que vc fez, porque nos da uma dimensao bem maior a respeito do relacionamento de Deus com JO, e pelo ser humano em geral, muito bom mesmo, e o que nos deixa mais alegres ainda, e saber que existem pessoas como vc que se dedicam a proferir um evangelho mais amplo, mais consistente, mais salvivico atraves da palavra de Deus!! vc tambem prova neste seu estudo que Deus e muito mais do que esperamos e buscamos acho que o nosso mundo cristao seria bem melhor se muitos de nos e nossos lideres tivessem esta visao de Deus que vc tem!! Parabens pelo seu trabalho que Deus possa abencoar ricamente seu ministerio e sua familia, e o Roberly por ter me mandado uma msgem contendo este estudo.

    Muito Obrigado

    Deus Seja contigo.

    Ricardo Felicio

    ResponderExcluir
  18. Prof. Sóstenes, sou professora de Ed. Física e trabalho na Unievangélica e também no Couto Magalhães. O texto da Ana Gabriela é incrível. Fiquei muito feliz quando a profa. Lucilene compartilhou comigo, principalmente porque temos investido no projeto de escrita espontânea a partir de vivências das crianças nas aulas de Ed. Física, um dos momentos de maior prazer que têm na escola e, portanto, muito significativo. A proposta tem dado certo e elas escrevem com muita empolgação as brincadeiras e jogos desenvolvidos!Suas palavras como pai e professor que estuda o assunto da linguística, foram mais um incentivo ao nosso projeto, e além de disso, a essência do texto e o conteúdo que ela expressou demonstram valores que buscamos desenvolver incansávelmente em nossas crianças! Beijos para a Ana Grabriela!

    ResponderExcluir
  19. Ola Sostenes, um momento simples mas de grande importancia.

    ResponderExcluir
  20. Considerando a idade dela, é muito inteligente a parte em que diz:"bem voutando a historia", pois ela mostra uma percepção de que expressou algo além de apenas narrar. Mostrando um certo conhecimento, que pela idade dela, vai além dos demais dessa faixa etária.

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente fantástico...concordo com as falas acima. Dei risada com a lógica dela. Impressionante!! Essa pequena já mostra que tem a quem puxar. Parabéns meu amigo e Pri. Vocês mostram que estão no caminho certo na educação de suas filhotas. Não esperaria mesmo, outra coisa de vocês! Parabéns Ana Gabriela, continue sempre assim!Abçs, Noemí

    ResponderExcluir
  22. OI GABI, QUE PRESENTE PARA MIM É PODER VER VOCÊ CRESCER,VER VOCÊ BRINCANDO APOS OS CULTOS COM OUTRAS CRIANÇAS DE UMA FORMA TAO ALEGRE E ENTUSIAMADA MAS ACIMA DE TUDO VER QUE VOCÊ JA CONSEGUE ENTENDER O QUE É FELICIDADE DE UMA FORMA PURA E VERDADEIRA,COISA QUE MUITOS ADULTOS NAO CONSEGUIRÃO AINDA. UM GRANDE BEIJO.
    Pr. SILVÉRIO MELO

    ResponderExcluir
  23. Sostenes,

    Que linda! Parabens pela filha... E de muito admiracao quando vejo pequenos individuos, ja inseridos nesse mundo de gente grande, mas ja estao se preparando pra enfrentar dificuldades e vencer. Sim somos pais corujas e orgulhosos. E que Deus nos de sabedoria e capacidade pra passarmos pra nossos filhos o que e ser verdadeiramente Feliz. "Gabi que a Victoria possa espelhar em você. Pequenas mentes mas grande descobertas.

    Nadia Aiken

    ResponderExcluir
  24. Gabi,
    Parabens pelo o texto simples mas de grande aplicacao pra uma vida feliz. Que a Victoria possa aprender com voce o valor de escrever. Sostenes e Priscila parabens pela a boa educacao e inspiracao que voces estao passando pra Gabi.

    ResponderExcluir